A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dos dentes por pinos de metal em forma de parafuso e substitui dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais que se parecem e funcionam muito como os reais. A cirurgia de implante dentário pode oferecer uma alternativa bem-vinda para dentaduras ou pontes que não se adaptam bem e pode oferecer uma opção quando a falta de raízes de dentes naturais não permite a construção de próteses ou substituições de dentes de ponte.
A forma como a cirurgia de implante dentário é realizada depende do tipo de implante e da condição do seu osso maxilar. A cirurgia de implante dentário pode envolver vários procedimentos. O principal benefício dos implantes é um suporte sólido para os novos dentes – um processo que exige que o osso cicatrize firmemente ao redor do implante. Como essa consolidação óssea requer tempo, o processo pode levar muitos meses.
Porque está feito
Os implantes dentários são colocados cirurgicamente no osso da mandíbula, onde servem como raízes dos dentes perdidos. Como o titânio nos implantes se funde com o osso da mandíbula, os implantes não escorregam, não fazem barulho ou causam danos aos ossos da mesma forma que uma ponte fixa ou dentaduras podem. E os materiais não podem se deteriorar como os seus próprios dentes que suportam a ponte normal.
Em geral, os implantes dentários podem ser adequados para você se você:
- Ter um ou mais dentes faltando.
- Ter uma mandíbula que atingiu o crescimento total.
- Ter osso adequado para fixar os implantes ou ser capaz de ter um enxerto ósseo.
- São incapazes ou não querem usar dentaduras.
- Estão dispostos a comprometer vários meses com o processo.
- Não fume.

Como você se prepara
O processo de planejamento de implantes dentários pode envolver uma variedade de especialistas, incluindo um médico especialista em doenças da boca, mandíbula e rosto (cirurgião oral e maxilofacial), um dentista especializado no tratamento de estruturas que suportam os dentes, como gengivas e ossos (periodontista), um dentista que projeta e adapta dentes artificiais (protodontista) ou, ocasionalmente, um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT).
Como os implantes dentários requerem um ou mais procedimentos cirúrgicos, você deve ter uma avaliação completa para se preparar para o processo, incluindo:
- Exame odontológico abrangente. Você pode tirar radiografias dentais e imagens 3D e fazer modelos de seus dentes e mandíbula.
- Revisão de seu histórico médico. Informe o seu médico sobre quaisquer condições médicas e quaisquer medicamentos que você toma, incluindo medicamentos e suplementos prescritos e sem receita. Se você tem certas doenças cardíacas ou implantes ortopédicos, seu médico pode prescrever antibióticos antes da cirurgia para ajudar a prevenir infecções.
- Plano de tratamento. Adaptado à sua situação, este plano leva em consideração fatores como quantos dentes você precisa substituir e a condição de seu maxilar e dos dentes restantes.
Para controlar a dor, as opções de anestesia durante a cirurgia incluem anestesia local, sedação ou anestesia geral. Converse com seu dentista sobre a melhor opção para você. A equipe de atendimento odontológico o instruirá sobre como comer e beber antes da cirurgia, dependendo do tipo de anestesia que você recebeu. Se você estiver sob sedação ou anestesia geral, planeje que alguém o leve para casa após a cirurgia e espere descansar pelo resto do dia.
Quando o enxerto ósseo é necessário
Se sua mandíbula não for espessa o suficiente ou for muito mole, você pode precisar de enxerto ósseo antes de fazer a cirurgia de implante dentário. Isso porque a poderosa ação de mastigação da boca exerce grande pressão sobre o osso e, se ele não puder suportar o implante, a cirurgia provavelmente falhará. Um enxerto ósseo pode criar uma base mais sólida para o implante.
Existem vários materiais de enxerto ósseo que podem ser usados para reconstruir uma mandíbula. As opções podem incluir um enxerto ósseo natural, como de outro local do corpo, ou um enxerto ósseo sintético, como um material substituto de osso que pode fornecer estruturas de suporte para o crescimento de osso novo. Converse com seu médico sobre as opções que funcionarão melhor para você.
Pode levar vários meses para que o osso transplantado cresça osso novo o suficiente para suportar um implante dentário. Em alguns casos, você pode precisar apenas de pequenos enxertos ósseos, que podem ser feitos ao mesmo tempo que a cirurgia de implante. A condição do seu maxilar determina como você deve proceder.
FONTE: https://g1.globo.com/
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
FONTE: https://noticias.uol.com.br/
FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas