A criação de vídeos aulas é um processo que requer pouco investimento e pode trazer muitas vantagens tanto para o professor quanto para o aluno. Com a ajuda de alguns equipamentos simples, qualquer pessoa pode produzir vídeos sem sair de casa, utilizando, na maioria das vezes, recursos de que já dispõe. A grande vantagem de transmitir aulas ao vivo é que você não precisa se preocupar em tirar várias fotos e editar o material final. Em outras palavras, você cria conteúdo enquanto economiza tempo e dinheiro.
Embora a transmissão ao vivo não seja uma tarefa difícil, existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir um bom resultado:
1 – Planeje seu espaço de streaming
O vídeo ao vivo tem tudo a ver com localização. Dê aos seus espectadores algo interessante de ver, seja um estúdio caseiro com toques pessoais de decoração ou um ambiente atraente, como uma bela paisagem natural. Embora você possa transmitir de qualquer lugar, é importante considerar a configuração do seu espaço e a mensagem que ele transmite para quem o assiste. As primeiras impressões podem ser críticas para reter novos espectadores. Vale a pena fazer algum esforço para projetar e criar um ambiente agradável.
2 – Primeiras impressões na câmera
Ao gravar aulas online ao vivo, você deixa de ser apenas um professor para se tornar um anfitrião. Durante a gravação, você precisa manter sua energia alta para manter os espectadores envolvidos. Além disso, planeje bem o que você vai vestir, de modo que represente sua mensagem. Você está ensinando ioga? Portanto, faria sentido usar roupas de ginástica. Falando de matemática? As roupas casuais, mas bem passadas que você usaria em uma sala de aula, são uma boa escolha. Assim como a decoração da cena, sua aparência e comportamento devem corresponder ao tema da conversa.

3 – Postura, contato visual e interação
Quando você transmite ao vivo, é crucial manter contato visual com o público, da mesma forma que você faria em uma conversa cara a cara normal. Você também deseja garantir que suas expressões faciais e postura transmitam autoridade, convicção e interesse . Se você sorri ao falar, transmite entusiasmo e confiança ao seu público online. Incentive a interação. A maioria dos espectadores da transmissão ao vivo deseja fazer parte da ação. Portanto, você precisa dar a eles oportunidades e maneiras de interagir. Maior interação significa mais tempo de retenção – seu público ficará mais tempo se sentir que pode contribuir.
YouTube ao vivo
Segundo site mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, o YouTube conta atualmente com 1,9 bilhão de usuários. Os criadores de conteúdo podem publicar vídeos e transmitir ao vivo no YouTube gratuitamente. Dependendo das ferramentas que deseja usar, no entanto, você pode encontrar algumas restrições em seu canal que exigem o desbloqueio de um número específico de seguidores. Por exemplo, para transmitir ao vivo diretamente de seu telefone celular, você precisa de pelo menos 1.000 assinantes em seu canal. Mas, na maioria dos casos, os recursos acessíveis a todos são suficientes para conduzir aulas online ao vivo com sucesso. Um dos benefícios mais significativos do YouTube Live é a facilidade de monetizar a transmissão ao vivo.
Quando você usa a plataforma para transmissão ao vivo, os espectadores podem apoiá-lo por meio do Super Chat , enquanto promovem seu perfil. O Super Chat é uma forma de os espectadores pagarem para destacar seus comentários em transmissões ao vivo de seus youtubers favoritos. Em outras palavras, as pessoas terão a oportunidade de “comprar comentários” em qualquer Live.
Além do Super Chat, os streamers também podem ativar anúncios das seguintes maneiras:
- Anúncios antes do início da transmissão.
- Anúncios no meio da transmissão.
- Anúncios gráficos e de sobreposição no vídeo mostrado.
- Alguns canais têm acesso a associações membros, o que permite aos usuários pagar uma taxa de inscrição em seu canal.
A transmissão ao vivo no YouTube também pode ajudá-lo a aumentar seu alcance online muito além dos vídeos sob demanda. Plataformas como Facebook e YouTube tendem a favorecer os vídeos ao vivo em vez dos pré-gravados, o que significa que seus vídeos têm uma chance maior de serem bem classificados nas pesquisas.
FONTE: https://g1.globo.com/
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