Problemas Comuns de Caixa de Engrenagens

como-identificar-e-resolver-problemas-na-caixa-de-direcao

Barulho

O ruído é o primeiro sinal de alerta de um problema de transmissão.

Quanto mais cedo o problema for detectado e reparado, melhor: menos peças serão afetadas e quaisquer reparos serão menos caros.

Desgaste de rolamentos, engrenagens e eixos são as causas mais comuns de ruído. À medida que as faces dos dentes da engrenagem e as pistas dos rolamentos se desgastam, eles desenvolvem sulcos e pequenas cavidades. Embora sejam apenas pequenos no início, eles se tornarão gradualmente maiores e, conforme aumentam, essas imperfeições farão com que ainda mais ruído ocorra.PROTEÇÃO VEICULAR BH

Até que você tenha experimentado isso, é difícil avaliar a quantidade de ruído que um rolamento ou engrenagem com defeito pode fazer. A maneira como uma pessoa ouve um som é muito diferente da maneira como outra pessoa ouve o mesmo som, e realmente não há substituto para um ouvido experiente.

Se você tiver alguma dúvida em relação ao ruído que sua transmissão está fazendo, entre em contato com um de nossos especialistas imediatamente.

Choramingando e uivando

Lamentos que aparecem de forma relativamente repentina e se tornam muito altos em um curto período de tempo podem ser indicativos de danos aos dentes da engrenagem ou aos rolamentos do cubo da engrenagem.

A fonte mais provável desse dano é a falta de lubrificação. Se a película de óleo nos dentes da engrenagem se tornar muito fina, os dentes irão esfregar uns contra os outros, subsequentemente destruindo a superfície lisa na face de cada dente e fazendo com que eles se unam de maneira irregular. Mesmo se o óleo for substituído ou reabastecido para ajudar na lubrificação, as engrenagens danificadas nunca se recuperarão.

Outras fontes comuns de danos aos dentes da engrenagem incluem corrosão e desgaste. A água no óleo da caixa de engrenagens pode atacar a superfície de aço de cada engrenagem, o que pode levar a corrosão e desgaste anormal.

Trocar o óleo com frequência é um método comprovado de evitar a corrosão. O desgaste dos dentes da engrenagem é algo inevitável e inevitável. No entanto, garantir que as engrenagens tenham muito óleo lubrificante limpo e adequado pode diminuir muito a taxa de desgaste da superfície.

garage service auto shop. owner small business - no mecanico - fotografias e filmes do acervo

 

Rumbling e rosnando

Ruídos baixos de rosnados ou estrondos quando o motor está funcionando são geralmente o sinal de um rolamento de elemento rolante com defeito (também conhecido como esfera ou rolo).

Eles são extremamente sensíveis a pequenos pedaços de metal ou sujeira no filme lubrificante entre os elementos do rolamento e fazem com que os roletes se arrastem pela superfície da pista. Quanto mais material estranho no óleo, mais rápido o rolamento se desgastará.

O ronco de um rolamento de transmissão ruim, como o gemido de uma engrenagem ruim, se tornará cada vez mais barulhento à medida que se desgasta, até que o rolamento se solte ou se desfaça, com resultados catastróficos.

Uma das funções fundamentais dos rolamentos em uma transmissão é manter a folga correta entre os pares de engrenagens. Se os rolamentos começarem a se desgastar e se soltar, as engrenagens podem começar a engrenar de maneira inadequada e serem danificadas pelo contato do dente torto. Se o rolamento se desfizer, os resultados serão igualmente ruins. Pequenos pedaços de aço do rolamento quebrado passarão pela transmissão e podem ficar presos entre os dentes da engrenagem. Em última análise, isso pode quebrar os dentes da engrenagem e danificar as engrenagens. Se um dos rolamentos emperrar, é altamente provável que, por sua vez, leve a caixa de transmissão com ele.

Zumbido e assobio

Se a alavanca de mudanças ou a articulação da mudança estão fazendo um assobio ou zumbido enquanto o carro está em movimento, especialmente enquanto o veículo está acelerando ou desacelerando, um parafuso solto ou isoladores de borracha desgastados na articulação da mudança é a causa mais comum.

Outras causas desses ruídos de alta frequência incluem garfos de mudança dobrados, hastes de mudança ou travas, ou até mesmo movimento excessivo nas luvas do sincronizador.

Em todos esses casos, a causa do ruído é o contato dos garfos de mudança com as ranhuras das mangas. Isso causa um ruído sibilante que atravessa a articulação de mudança até a alavanca de mudança.

Batendo e clunking

Uma batida e um estalo na alavanca de câmbio e ouvidos embaixo do carro geralmente indicam um suporte do motor quebrado ou solto.

Normalmente, o ruído é mais alto ao soltar a embreagem ao decolar de uma parada. Como alternativa, se a transmissão traseira estiver ruim em um veículo com tração nas rodas traseiras, o ruído ocorrerá ao soltar a embreagem em marcha à ré, conforme o eixo traseiro da transmissão sobe e desce novamente.

Montagens quebradas também podem resultar em um ruído de clunking ao acelerar e desacelerar suavemente.

Outro sinal frequente de um suporte do motor danificado é a vibração da embreagem. Ao contrário da crença generalizada, a vibração da embreagem quase nunca é realmente causada pelo disco da embreagem ou volante; geralmente é o resultado de montagens de motor excessivamente flexíveis, o que pode ser devido ao design ou desgaste.

overhead view of man working on car in garage - no mecanico - fotografias e filmes do acervo

Problemas de moagem e deslocamento

A reclamação de mudança mais comum é rangido ou “esmagamento” ao engatar uma marcha, o que geralmente é sentido tanto quanto é ouvido.

O próprio ruído é causado pelas extremidades das estrias internas da luva do sincronizador batendo contra as estrias dos dentes caninos externos porque a engrenagem e a luva estão girando em velocidades diferentes. Isso ocorre como resultado direto de algo falhando no processo de sincronização. O desempenho ineficiente do sincronizador pode ser causado por um problema na transmissão ou por um problema de embreagem separado.

Embora os sincronizadores em forma de cone sejam simples e confiáveis, eles dependem do atrito para funcionar e, como tal, os anéis de bloqueio se degradam com o tempo. Eles também são facilmente danificados por “mudança de velocidade” sem usar a embreagem que não libera completamente e lubrificantes incompatíveis.

Os anéis de bloqueio do sincronizador se desgastam muito quando a embreagem não desengata totalmente, porque são forçados a agir contra diferenças de velocidade maiores do que foram projetados.

A retificação também irá embotar a extremidade afiada das estrias da luva do sincronizador e os dentes da engrenagem, e o desgaste aqui contribui para o desempenho ruim do sincronizador e mudanças difíceis.

Sair da marcha pode ser o resultado de uma série de problemas internos e externos. Problemas de folga axial ou pré-carga com engrenagens individuais no eixo principal são dois dos mais comuns, embora problemas de articulação, rolamentos desgastados e sincronizadores gastos também possam causar o salto da engrenagem em certas situações.

garage mechanic cleaning hands - no mecanico - fotografias e filmes do acervo

Conte com a nossa empresa para lhe oferecer as melhores soluções e melhores serviços. Precisa de um orçamento ou quer conhecer nossas condições? Entre em contato com a gente!