Ama seu equipamento de transmissão ao vivo? Mas e se o seu cara de TI não quiser na rede? Evite um problema de segurança de rede e faça as perguntas certas sobre a segurança de seu equipamento de transmissão ao vivo antes de comprar.
Então você fez sua lição de casa e conseguiu o melhor equipamento de transmissão ao vivo para seu orçamento e aplicação. Agora você deseja conectá-lo à rede corporativa da sua empresa e começar a fazer streaming de conteúdo de vídeo, mas o cara de TI o interrompe imediatamente. Antes de escolher qualquer novo equipamento de transmissão ao vivo, é importante saber o acesso à rede e os requisitos de segurança de sua rede para evitar “pegadinhas” desagradáveis após o fato.
Redes corporativas são ambientes controlados e é função do administrador de TI identificar vulnerabilidades de segurança de rede e eliminar ameaças. Todos os dispositivos da rede e todos os dados confidenciais precisam de proteção contra ameaças como ataques man-in-the-middle, acesso não autorizado, vírus e malware. O equipamento AV não é mais apenas AV, eles são servidores de streaming com funções de TI que precisam ser tratadas como equipamento de TI. Se o equipamento que você deseja conectar não está em conformidade com as políticas de segurança da rede, não culpe o seu cara de TI se ele vir isso como uma ameaça.

Algumas medidas comuns de segurança de rede implementadas incluem:
- protocolos de segurança de rede como 802.1x
- certificados de autenticação e senhas para controle de acesso
- criptografia de dados
- firewalls
Pedir ao seu cara de TI para adicionar um dispositivo à rede que não esteja em conformidade com as políticas de segurança da rede significa pedir que ele quebre suas próprias políticas de segurança e faça coisas como abrir portas no servidor. Por outro lado, o equipamento amigável de TI pode se identificar como um dispositivo confiável na rede e é muito mais fácil de implantar. Os codificadores que estão em conformidade com os requisitos de segurança da rede são mais seguros e oferecem suporte a recursos como a apresentação de um certificado de segurança válido ou senha para acesso à rede. Basta entrar em contato com o cara de TI e pedir o protocolo de acesso à rede que eles implantaram e o certificado de segurança atual ou senha para colocar seu equipamento na rede.
O equipamento AV não é mais apenas AV, eles são servidores de streaming com funções de TI que precisam ser tratadas como equipamento de TI.
Outra preocupação é como proceder para proteger o conteúdo confidencial que está sendo transmitido pela rede. Quer se trate de reuniões em toda a empresa, sessões de informação de funcionários ou treinamento interno, o codificador de streaming deve criptografar o conteúdo antes de ser transmitido pela rede. O equipamento AV seguro usa o protocolo RTMPS (Real Time Messaging Protocol Secure) para criptografar a transmissão ao vivo e SFTP para transferências seguras de arquivos, que devem satisfazer os requisitos de proteção de dados sem exigir esforço adicional da TI.
As coisas ficam ainda mais difíceis quando você precisa conectar seu equipamento na rede de outra pessoa. Muitos locais como escolas, departamentos governamentais, empresas privadas e hospitais têm redes locais privadas (LANs) com seu próprio conjunto de políticas de segurança de rede. Se você acha que convencer seu próprio administrador de TI a conectar equipamento AV inseguro à rede é um desafio, quão desafiador você acha que é pedir a um administrador de TI em algum local remoto para abrir suas portas de rede e conectar seu computador ao vivo equipamento de streaming quando não possui recursos de segurança integrados?
Ao preparar um evento de transmissão ao vivo em um local externo, combinar um encontro com o administrador de TI antes de pisar no local pode evitar muita frustração. A última coisa que você quer que aconteça é aparecer pronto para testar sua transmissão ao vivo e descobrir que não há acesso à Internet e que o administrador de TI não está em lugar nenhum.
Mas a maioria dos lugares não oferece uma rede pública para que os convidados se conectem à Internet sem a necessidade de acesso à rede privada? Por que não usar isso apenas para streaming ao vivo e evitar todo o problema de segurança e acesso à rede? O problema é que a maioria das redes públicas não tem largura de banda suficiente e você não pode ter certeza de quantas pessoas farão logon durante sua transmissão ao vivo. Você precisa de largura de banda dedicada para streaming ao vivo, portanto, planeje usar a rede privada.
Você vai querer ter certeza de que seu codificador oferece suporte a recursos de segurança e, atualmente, muito poucos deles, então escolha com cuidado.

Embrulhe isso!
Lembre-se de que o trabalho de um administrador de TI é garantir que o dispositivo que você está conectando à rede e o conteúdo que está transmitindo não representem uma ameaça à segurança. Procure por equipamento AV com recursos de segurança como autenticação de certificado 802.1x, suporte a nome de usuário e senha PEAP, criptografia RTMPS para transmissões ao vivo, suporte a SFTP e HTTPS para acesso de administrador criptografado.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media