
Etapa 1: tornar o aplicativo ou recurso de transmissão ao vivo útil
A tecnologia de transmissão ao vivo nos permite ver os eventos através dos olhos da emissora. Isso oferece interação praticamente completa online, apagando fronteiras geográficas. Reflita sobre quem precisa da habilidade e por que, e como eles a usarão. Concentre-se em atender às necessidades dos telespectadores e das emissoras. Cada aspecto do desenvolvimento do aplicativo de streaming de vídeo deve promover esses propósitos.
Antes de lançar seu aplicativo, teste-o com um número suficiente de usuários em potencial. Isso deve fornecer o feedback mais informativo sobre as melhorias necessárias.
Etapa 2. Forneça os recursos essenciais de aplicativos de streaming de vídeo ao vivo
Os recursos cruciais de um aplicativo de streaming de vídeo ao vivo incluem:
- Funcionalidades de streaming e reprodução de vídeo: Um MVP ou a primeira versão de seu aplicativo móvel pode ser limitado a streaming online e assistir a vídeos em tempo real. No entanto, os aplicativos mais populares fornecem reprodução de streaming de vídeo. As versões subsequentes devem permitir que os espectadores assistam e talvez salvem os vídeos após o término da transmissão.
- Contas pessoais: o serviço deve ser orientado para o perfil. Os usuários devem ser capazes de criar contas pessoais, possivelmente com vários perfis de usuário, gerenciar seus dados, endereços de e-mail, senhas e opções de pagamento. Permita que os usuários encontrem perfis com interesses semelhantes e se inscrevam em emissoras. Conectar / importar contatos de redes sociais e armazenamento de dispositivo deve ser útil. Mecanismos de autenticação e um conjunto adequado de componentes de segurança são essenciais.
- Conteúdo personalizado: Filtros e pesquisas eficazes ajudam a fornecer o conteúdo certo para cada usuário. Fornece uma busca rápida baseada em localização para transmissões. Se aplicável, os usuários devem ser capazes de encontrar facilmente o conteúdo que já assistiram e curtiram, bem como as transmissões recomendadas.
- Comunicação: forneça às emissoras e espectadores uma maneira de comentar. Os espectadores devem ser capazes de avaliar e / ou reagir emocionalmente às transmissões ao vivo e aos vídeos salvos. Seja criativo com mensagens, enquetes ao vivo, estatísticas do usuário, compras no aplicativo, animações ou outros meios de envolver os usuários.
- Compartilhamento de mídia social: os telespectadores devem ser capazes de compartilhar conteúdo e emissoras interessantes com outras pessoas. Integre seu aplicativo ao Facebook, Instagram e outras redes sociais e adicione o compartilhamento com um clique.
- Métodos de pagamento: os serviços de streaming de vídeo ao vivo, especialmente voltados para diferentes regiões, devem fornecer várias opções de pagamento como cartões de crédito, cartões de débito, cartões de uso especial e cartões de crédito pré-pagos para aplicativos da web e móveis.
Etapa 3. Desenvolva uma estratégia inteligente de monetização
O streaming de vídeo em tempo real pode gerar excelentes oportunidades de receita. Há evidências de que as marcas vão investir pesadamente em publicidade ao vivo nos próximos anos.
Os editores de aplicativos podem pegar o “trem da alegria”, agindo como intermediários e deixando a promoção para os geradores de conteúdo. Ainda assim, é crucial obter o equilíbrio certo entre a experiência do usuário e a monetização. Ao vender espaço de vídeo para anunciantes, você deve considerar o comprimento ideal para um anúncio, pulando anúncios, diferentes tipos de canais, etc., e ser criativo com publicidade por meio de tipos de palavras-chave, variações de teste A / B e anúncios precedentes e finais.
Certifique-se de que os anúncios estejam em sintonia com seu aplicativo e o público. Por exemplo, Twitch fornece um local para propaganda em cada stream de vídeo. Eles são frequentemente usados para transmitir torneios de jogos. Várias empresas estão patrocinando o Twitch, mas os fornecedores de hardware de jogos e editores de jogos estão realmente em casa lá. O aplicativo também oferece uma assinatura paga sem anúncios.
Etapa 4. Garanta uma experiência de usuário adequada (UX)
Preste atenção em como os espectadores desejam navegar pelo conteúdo do seu aplicativo, desde a estrutura do menu até a velocidade e qualidade do stream de vídeo. Lembre-se de que os anúncios são uma parte importante da UX.
Os usuários devem ser capazes de acessar o conteúdo do vídeo literalmente com um clique na página inicial. Outros recursos úteis a serem considerados são a reprodução automática no início, reprodução contínua, capacidade de restringir o acesso ao vídeo, pausar e retroceder a transmissão, enviar alertas, modo imagem em imagem ou um modo de fundo, recursos de download e muito mais. Antes de implementar qualquer recurso, os desenvolvedores de aplicativos devem avaliar o uso futuro da funcionalidade em relação ao custo.
A qualidade do serviço pode ser aplicada a muitos componentes da entrega de conteúdo, por exemplo, compressão, transmissão, entrega e reprodução de conteúdo. Eles são determinados principalmente pela pilha tecnológica.

Etapa 5. Use a tecnologia certa
A pilha de tecnologia para criar um aplicativo de streaming de vídeo móvel começa com os meios para:
- Captura de vídeo / áudio, compactação, embalagem e transferência para o servidor de streaming.
- No lado do servidor, realizar operações de acordo com a lógica de negócios, processamento, armazenamento, recodificação, etc., para os fluxos de entrada.
- Entregar o stream aos visualizadores, seja por entrega direta ou usando um armazenamento intermediário. (Este último requer o emprego de uma plataforma para streaming de vídeo, mas oferece mais oportunidades para pesquisa de marketing e avaliação da cobertura de audiência.)
É importante escolher o protocolo de streaming antes de projetar o sistema. O protocolo de mensagens em tempo real é o protocolo mais poderoso e otimizado para transmissão ao vivo.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media