Como funcionam as embreagens de carro:

Se você dirige um carro com transmissão manual , pode se surpreender ao descobrir que ele tem mais de uma embreagem. E acontece que as pessoas com carros com transmissão automática também têm embreagens. Na verdade, existem embreagens em muitas coisas que você provavelmente vê ou usa todos os dias: muitas furadeiras sem fio têm uma embreagem, as motosserras têm uma embreagem centrífuga e até mesmo alguns ioiôs têm uma embreagem.

Neste artigo, você aprenderá por que precisa de uma embreagem, como funciona a embreagem do seu carro e descobrirá alguns lugares interessantes, e talvez surpreendentes, onde as embreagens podem ser encontradas.

As embreagens são úteis em dispositivos que possuem dois eixos rotativos. Nestes dispositivos, um dos eixos é normalmente acionado por um motor ou polia, e o outro eixo aciona outro dispositivo. Em uma furadeira, por exemplo, um eixo é acionado por um motor e o outro aciona um mandril de perfuração. A embreagem conecta os dois eixos de forma que eles possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade ou ser desacoplados e girar em velocidades diferentes.

Em um carro, você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para que um carro pare sem desligar o motor, as rodas precisam ser desconectadas do motor de alguma forma. A embreagem nos permite engatar suavemente um motor em rotação em uma transmissão sem rotação, controlando a derrapagem entre eles.

Para entender como funciona uma embreagem, é útil saber um pouco sobre o atrito , que é uma medida de como é difícil deslizar um objeto sobre o outro. O atrito é causado pelos picos e vales que fazem parte de todas as superfícies – mesmo superfícies muito lisas ainda têm picos e vales microscópicos. Quanto maiores são esses picos e vales, mais difícil é deslizar o objeto. Você pode aprender mais sobre o atrito em Como funcionam os freios .

Uma embreagem funciona devido ao atrito entre uma placa de embreagem e um volante. Veremos como essas partes funcionam juntas na próxima seção.

Volantes, placas de embreagem e fricção

Na embreagem de um carro , um volante se conecta ao motor e uma placa de embreagem se conecta à transmissão . 

Visão explodida de uma embreagem

Quando seu pé está fora do pedal, as molas empurram a placa de pressão contra o disco da embreagem, que por sua vez pressiona o volante. Isso bloqueia o motor no eixo de entrada da transmissão, fazendo com que eles girem na mesma velocidade.

A quantidade de força que a embreagem pode suportar depende do atrito entre a placa de embreagem e o volante e de quanta força a mola exerce sobre a placa de pressão. A força de atrito na embreagem funciona exatamente como os blocos descritos na seção de atrito de Como funcionam os freios , exceto que a mola pressiona a placa da embreagem em vez do peso pressionando o bloco no chão.

Como uma embreagem engata e solta

Quando o pedal da embreagem é pressionado, um cabo ou pistão hidráulico empurra o garfo de liberação, que pressiona o rolamento de saída contra o meio da mola do diafragma. À medida que o meio da mola do diafragma é empurrado para dentro, uma série de pinos perto do lado externo da mola faz com que a mola afaste a placa de pressão do disco da embreagem , Isso libera a embreagem do motor girando.

Observe as molas na placa de embreagem. Essas molas ajudam a isolar a transmissão do choque do engate da embreagem.

Esse design geralmente funciona muito bem, mas tem algumas desvantagens. Veremos problemas comuns de embreagem e outros usos para embreagens nas seções a seguir.

Problemas comuns

Dos anos 1950 aos 1970, você poderia contar com uma distância entre 50.000 e 70.000 milhas da embreagem do seu carro . As embreagens agora podem durar mais de 80.000 milhas se você as usar com cuidado e mantê-las bem. Se não forem cuidadas, as embreagens podem começar a quebrar a 35.000 milhas. Caminhões que estão constantemente sobrecarregados ou que frequentemente rebocam cargas pesadas também podem ter problemas com embreagens relativamente novas.

O problema mais comum com embreagens é que o material de fricção no disco se desgasta. O material de fricção em um disco de embreagem é muito semelhante ao material de fricção nas pastilhas de um freio a disco ou nas sapatas de um freio a tambor – depois de um tempo, ele se desgasta. Quando a maior parte ou todo o material de fricção tiver acabado, a embreagem começará a escorregar e, eventualmente, não transmitirá nenhuma potência do motor para as rodas .

Às vezes, o problema não é escorregar, mas grudar. Se sua embreagem não se soltar corretamente, ela continuará girando o eixo de entrada. Isso pode causar trituração ou impedir completamente que o carro engate. Alguns motivos comuns pelos quais uma embreagem pode travar são:

  • Cabo de embreagem quebrado ou esticado – O cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar com eficácia.
  • Cilindros escravo e / ou da embreagem mestre com vazamento ou defeituosos – Vazamentos impedem que os cilindros criem a quantidade necessária de pressão.
  • Ar na linha hidráulica – o ar afeta o sistema hidráulico ocupando o espaço de que o fluido precisa para aumentar a pressão.
  • Articulação mal ajustada – quando seu pé pisca no pedal, a articulação transmite a quantidade errada de força.
  • Componentes da embreagem incompatíveis – Nem todas as peças de reposição funcionam com a sua embreagem.

Uma embreagem “dura” também é um problema comum. Todas as embreagens requerem alguma força para serem totalmente pressionadas. Se você tiver que pressionar o pedal com força, pode haver algo errado. Emperrar ou prender na articulação do pedal, cabo, eixo transversal ou esfera pivô são causas comuns. Às vezes, um bloqueio ou vedações desgastadas no sistema hidráulico também podem causar uma embreagem dura.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem