Como funciona o setor imobiliário

O setor imobiliário funciona porque o valor dos imóveis tende a subir. Como resultado, as pessoas podem lucrar comprando e vendendo imóveis.  O agente e os corretores capturam uma parte desse lucro vendendo um serviço a quem está envolvido em uma transação imobiliária.

O que são imóveis?

Imóveis são propriedades que consistem em terrenos, edifícios e quaisquer recursos naturais dentro dos limites da propriedade, como águas e plantações. Os imóveis podem ser classificados em quatro tipos: residencial, comercial, industrial e terreno. Propriedades residenciais incluem estruturas para residência doméstica, como casas unifamiliares, condomínios, moradias, casas móveis e aluguéis por temporada.

Propriedades comerciais incluem estruturas usadas para gerar receitas, como escritórios, lojas, hotéis, serviços e outros negócios. Propriedades industriais incluem estruturas usadas de fabricação, como fábricas, armazéns e centros de pesquisa. Geralmente, o industrial é para a produção de bens e o comercial é para a distribuição de bens. As propriedades de terra incluem poucas ou nenhuma estrutura, como terrenos baldios, fazendas, ranchos e locais recuperados.

O que é o mercado imobiliário?

O mercado imobiliário são todos os imóveis disponíveis para venda em uma determinada área. Por causa de grandes forças econômicas, há momentos em que essas propriedades aumentam de valor (ou diminuem) ao mesmo tempo. Isso é o que as pessoas querem dizer quando afirmam que o mercado está em alta (ou em baixa). O mercado imobiliário é um segmento do mercado imobiliário que consiste apenas em propriedades residenciais. As tendências no mercado imobiliário são observadas de perto porque fornecem uma medida do bem-estar geral.

Como muitas propriedades residenciais pertencem a famílias individuais, se o mercado imobiliário está indo bem, podemos presumir que as famílias estão indo bem porque seu patrimônio líquido está aumentando.

O que fazem os agentes imobiliários?

Os corretores imobiliários ajudam as pessoas a comprar e vender casas, fornecendo conhecimento sobre a dinâmica do mercado imobiliário local , garantindo que qualquer transação siga as leis e regulamentações locais e negociando em nome de seu cliente.

O agente de um comprador representa as pessoas que desejam comprar uma propriedade. Um agente de listagem representa pessoas que procuram vender propriedades. Esses agentes trabalham com seus clientes e entre si para concluir uma transação imobiliária de forma rápida e eficiente.

Como ganham dinheiro os agentes imobiliários?

Os corretores imobiliários ganham dinheiro cobrando uma comissão por seus serviços, que geralmente é paga como uma porcentagem do preço final de venda da propriedade. Esta comissão é repartida entre o comprador e o agente do vendedor e só é paga quando a venda é concluída. Uma comissão comum no setor imobiliário é de 5 a 6 por cento, embora alguns corretores ofereçam alguns ou todos os seus serviços por uma taxa fixa.

A transição para listagens eletrônicas trouxe novas possibilidades para agentes e corretores. Muitos começaram a exigir que o público em geral pesquisasse os imóveis disponíveis online. Mas isso apresentou novos desafios para a indústria. O primeiro foi a segurança. Uma lista de imóveis é um acordo entre um agente e um vendedor para comercializar uma propriedade por um período. A lista deve permanecer no controle do agente e só pode ser pública por um período limitado de tempo.

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas