Como uma alternativa às cadeiras de escritório mais tradicionais, novos estilos de cadeiras ergonômicas foram projetados para tentar criar um bom suporte, conforto e promover uma boa postura. Pode demorar um pouco para se acostumar com essas cadeiras, mas normalmente tornam-se muito confortáveis com o tempo. O uso desses tipos de cadeiras ergonômicas pode ser muito benéfico para algumas pessoas com dor ou desconforto na parte inferior das costas.
Cadeira ergonômica ajoelhada
A cadeira ajoelhada é uma cadeira de escritório sem encosto e coloca o usuário em uma posição ajoelhada modificada. O design incentiva uma boa postura deslizando os quadris para a frente e alinhando as costas, ombros e pescoço. O suporte primário é do assento da cadeira, com suporte adicional vindo das canelas. Este tipo de cadeira ergonômica distribui o peso entre a pelve e os joelhos, o que reduz a compressão da coluna vertebral e, portanto, reduz o estresse e a tensão na região lombar e nos músculos das pernas. Esta cadeira ergonômica possui um assento inclinado para a frente que proporciona uma posição mais natural para a coluna. O resultado é uma cadeira de escritório que faz com que sentar na posição adequada seja confortável e sem esforço.

Cadeira ergonômica de sela
A cadeira de sela é outra cadeira ergonômica que pode ser usada como cadeira de mesa ou cadeira de computador. Este tipo de cadeira de escritório tem o formato de uma sela de cavalo e coloca o usuário em uma posição entre sentar e ficar em pé, semelhante à posição usada ao andar a cavalo. Isso permite que as pernas caiam naturalmente e se alargem, criando uma posição saudável e estável. Essa posição costuma ser útil para pacientes com problemas na parte inferior das costas. Com o uso a longo prazo, pode até fortalecer os músculos das costas. Estas cadeiras ergonômicas têm uma altura ajustável para se adequar a diferentes usuários. O projeto visa eliminar alguns dos problemas típicos experimentados com uma cadeira de escritório tradicional, como problemas no sistema de circulação e inclinação para a frente.
Cadeira ergonômica com bola para exercícios
A cadeira de bola para exercícios é outro tipo completamente diferente de cadeira ergonômica. Como o nome indica, é uma bola, que é grande o suficiente para apoiar o usuário em qualquer uso sentado por um longo período e funciona bem como uma cadeira de escrivaninha ou cadeira de computador. A principal vantagem desse tipo de cadeira é que ela incentiva os movimentos e a postura ativa. Há um ligeiro salto envolvido que mantém as pernas em movimento, o que estimula a circulação e mantém os músculos ocupados, reduzindo o estresse e a fadiga. Sentar sobre a bola torna a postura curvada difícil, e o posicionamento necessário para permanecer na bola automaticamente melhora a postura. A bola vem em tamanhos diferentes para encontrar a altura apropriada para usuários individuais. Algumas dessas cadeiras podem ser modificadas com uma estrutura de base com rodas para melhorar a mobilidade e podem até ter um encosto acoplado.
Cadeira reclinável
Para algumas pessoas, sentar-se reclinado é mais confortável para as costas. Por exemplo, pessoas com dor de estenose espinhal lombar ou doença degenerativa do disco muitas vezes se sentirão mais confortáveis em uma posição reclinada com os pés apoiados em um apoio para os pés. Para essas pessoas, uma opção pode ser usar uma poltrona reclinável durante o trabalho. Estão disponíveis pequenas mesas que se prendem à cadeira reclinável e podem girar sobre a cadeira para permitir que a pessoa trabalhe confortavelmente em um laptop ou faça a papelada.

Não importa o tipo de cadeira ergonômica ou cadeira de escritório comum usada, pequenas pausas devem ser feitas ao longo do dia para melhorar a circulação. Levantar-se da cadeira de vez em quando estimulará uma postura mais forte, aliviará a tensão nos olhos e reduzirá a fadiga.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeira_de_escrit%C3%B3rio