AS BATERIAS AUTOMOTIVAS SÃO UNIVERSAIS?

Quando se trata de baterias de automóveis, não existe uma solução que sirva para todos. Várias coisas precisam ser consideradas antes de comprar uma nova bateria. Mas se as baterias de automóveis não são universais, como saber qual bateria é mais adequada para o seu carro, caminhão ou SUV? Saiba quais tipos de baterias existem e os fatores mais importantes ao escolher uma bateria para ajudá-lo a encontrar a bateria certa para seu veículo.

Diferentes tipos de baterias automotivas

Embora a função principal de uma bateria de carro seja ligar o carro (com exceção das baterias de veículos EV / Híbridos, que o mantêm funcionando), nem todas as baterias são feitas exatamente da mesma maneira! Como modelos de veículos e acabamentos, as baterias vêm em vários tipos e “níveis”, variando em tamanho, potência e recursos.

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Bateria de chumbo-ácido inundada

Uma bateria de chumbo-ácido inundada, também chamada de bateria de célula úmida, é o tipo mais comum de bateria instalada em veículos modernos. Baterias de chumbo-ácido inundadas são relativamente acessíveis e fáceis de encontrar. Eles podem ser recarregados facilmente e também podem funcionar em muitos tipos de climas.

No entanto, uma bateria de chumbo-ácido pode ter uma vida útil mais curta do que suas contrapartes de alto desempenho, especialmente em calor e frio extremos. Além disso, como o nome sugere, baterias de chumbo-ácido inundadas estão literalmente cheias de líquido – uma solução eletrolítica (também conhecida como ácido de bateria). Isso significa que as baterias de célula úmida devem ser mantidas na posição vertical, o que limita sua utilização em determinados veículos. Além disso, a natureza “líquida” do ácido da bateria dentro deles os torna mais propensos a vazamentos e corrosão resultante, o que pode exigir manutenção.

Existem duas classificações mais específicas dentro da categoria mais ampla de baterias de célula úmida – SLI (abreviação de baterias de partida, iluminação e ignição) e baterias de ciclo profundo.

Bateria SLI

As baterias SLI são projetadas para fornecer uma explosão de energia curta, mas poderosa, necessária para dar partida no motor na maioria dos carros de passageiros não elétricos. Embora as baterias SLI possam ajudar a alimentar acessórios eletrônicos, elas não se destinam ao fornecimento de energia de longo prazo, dependendo do alternador para permanecer carregado. Usar a bateria SLI para alimentar acessórios do carro enquanto o motor não está funcionando pode esgotar sua carga e encurtar sua vida útil geral.

Bateria de Ciclo Profundo

Por outro lado, as baterias de ciclo profundo têm uma dupla capacidade – elas podem fornecer a oscilação de potência necessária para dar partida em um motor ou fornecer um fluxo constante de energia por um período contínuo. As baterias de ciclo profundo podem ser frequentemente encontradas em veículos recreativos e barcos, que geralmente requerem energia elétrica enquanto o motor não está funcionando.

Bateria de chumbo-ácido regulada por válvula

Outro tipo de bateria é uma bateria de chumbo-ácido regulada por válvula (VRLA). Esse tipo de bateria de carro normalmente oferece menos demandas de manutenção do que a bateria chumbo-ácido padrão inundada, pois é selada. Existem dois tipos de baterias VRLA: célula de gel e tapete de vidro absorvido.

Bateria de célula de gel

As baterias de célula de gel apresentam uma solução de gel em oposição a uma solução líquida dentro da bateria. E embora essas baterias funcionem como baterias de chumbo-ácido inundadas, elas são muito mais resistentes. Essas baterias têm maior resistência ao calor, choque físico e evaporação de fluido, permitindo que durem mais, em muitos casos.

Bateria de vidro absorvido (AGM)

As baterias de tapete de vidro absorvido usam tapetes de vidro para reter o fluido eletrolítico dentro da bateria, em vez de o fluido inundar livremente as placas dentro da bateria. As baterias de tapete de vidro absorvido funcionam como baterias de chumbo-ácido inundadas. No entanto, como essas baterias são seladas, há pouco risco de derramamento do ácido da bateria.

Baterias para veículos elétricos

Com os carros ecológicos se tornando cada vez mais comuns, é essencial reconhecer a importância das baterias especializadas para veículos elétricos, ou EVBs. A maioria dos veículos elétricos atualmente no mercado é equipada com baterias de íon-lítio, que podem ter um custo proibitivo, tornando-as inacessíveis para alguns consumidores.

Custo e desempenho são atualmente dois dos maiores fatores a serem considerados no mundo em constante evolução. Engenheiros e projetistas estão procurando novas maneiras de criar uma bateria que dure o máximo possível e, ao mesmo tempo, forneça uma solução mais econômica.

Tamanhos diferentes de grupos de baterias de automóveis

Assim como seu jeans preferido, a bateria certa (seja AGM ou SLI) deve se encaixar perfeitamente no seu carro e é aí que entram os tamanhos das baterias, oficialmente conhecidos como “tamanhos de grupo”!

O tamanho do grupo de uma bateria de carro é determinado por seu comprimento, largura e altura. O tamanho de grupo de bateria certo para seu carro pode ser encontrado no manual do proprietário ou usando nossa ferramenta de pesquisa de bateria de carro.

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Diferentes tipos de terminais de bateria de carro

Também é importante observar que certos modelos de veículos e anos requerem baterias com diferentes tipos de terminais e configurações. Os terminais conectam a bateria ao carro. Os tipos mais comuns de terminais encontrados em veículos hoje incluem terminais SAE, JIS e L.

Os terminais SAE têm formato cilíndrico. Em termos de tamanho, o post positivo é geralmente maior do que o negativo. Por outro lado, os terminais JIS são menores e mais finos, daí o seu apelido de “terminais de lápis”. Como os terminais SAE, o pólo positivo é maior do que o negativo nos terminais JIS.

Por último, os terminais L, que são encontrados principalmente em marcas europeias e outros tipos de veículos (como cortadores de grama, por exemplo), parecem pequenos suportes em forma de L. A extremidade vertical dos terminais L normalmente tem um orifício no meio onde os cabos da bateria podem ser aparafusados.

Além disso, algumas marcas e modelos de veículos exigem diferentes configurações de terminal – coluna superior ou coluna lateral. Como o nome sugere, isso se refere à localização do terminal em relação à bateria. Para o encaixe adequado, é importante seguir as especificações do fabricante e garantir que todos os cabos da bateria possam ser facilmente conectados aos seus respectivos terminais.

Como escolho a melhor bateria para o meu carro?

Escolher a bateria certa para o seu veículo é uma forma essencial de manutenção que pode ajudar a mantê-lo funcionando sem problemas por mais tempo. Se você está procurando a melhor bateria para o seu carro, o custo inicial é, sem dúvida, um fator, mas não deve ser a única coisa a considerar.

Lembre-se de:

  • Recomendações do fabricante: Verificar as informações de serviço recomendadas pelo fabricante para obter ajuda para encontrar a bateria certa para o seu carro é talvez o fator mais crítico na sua decisão de compra da bateria. O fabricante conhece melhor o seu carro, eles o construíram!
  • Seu principal objetivo para o veículo: Se você utiliza seu veículo para tarefas particularmente de drenagem, como fazer viagens curtas ou transportar cargas pesadas com frequência, você pode se beneficiar de uma bateria mais voltada para o desempenho.
  • Seu clima local: Se você dirige em uma área com invernos especialmente rigorosos, verifique se a bateria de reposição que você adquiriu atende, pelo menos, aos requisitos mínimos de amp de partida a frio para seu ambiente.
  • Recursos e acessórios elétricos do seu veículo: Carros com recursos mais eletrônicos, como start-stop automático e bancos aquecidos, podem exigir baterias AGM.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva