Como manter uma alimentação saudável

O que você come todos os dias afeta sua saúde e como você se sente agora e no futuro. A boa nutrição desempenha um papel importante em ajudá-lo a ter um estilo de vida saudável. Quando combinada com a atividade física, sua dieta pode ajudá-lo a atingir e manter um peso saudável e reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas, e promover saúde e bem-estar geral.

Criar e manter hábitos alimentares saudáveis ​​não precisa ser difícil. Se você começar incorporando pequenas mudanças em seus hábitos diários, poderá ter um grande impacto em seu padrão alimentar e criar hábitos alimentares saudáveis ​​e duradouros. Tente incluir pelo menos seis dos oito objetivos a seguir em sua dieta, adicionando um novo objetivo a cada semana.

Faça frutas e vegetais para metade do seu prato

Escolha vegetais vermelhos, laranja e verde-escuros junto com outros vegetais para suas refeições. Adicione frutas às refeições como parte dos pratos principais ou acompanhamentos ou como sobremesa. Quanto mais colorido você fizer seu prato, maior será a probabilidade de obter vitaminas, minerais e fibras de que seu corpo precisa para ser saudável.

Comece com expectativas realistas

Comer uma dieta nutritiva tem muitos benefícios, incluindo a perda potencial de peso. No entanto, é importante definir expectativas realistas. Por exemplo, se você se pressiona a perder peso muito rapidamente, seu plano para alcançar uma saúde melhor pode sair pela culatra. Os pesquisadores descobriram que pessoas obesas que esperavam perder muito peso eram mais propensas a abandonar um programa de perda de peso dentro de 6 a 12 meses. Definir uma meta mais realista e alcançável pode evitar que você desanime e pode até levar a uma maior perda de peso.

Baseie suas refeições em carboidratos ricos em fibras

Os carboidratos devem constituir um pouco mais de um terço dos alimentos que você ingere. Eles incluem batatas, pão, arroz, massas e cereais. Escolha variedades mais fibrosas ou integrais, como macarrão integral, arroz integral ou batatas com casca. Eles contêm mais fibras do que carboidratos ricos em amido brancos ou refinados e podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo. Tente incluir pelo menos 1 alimento com amido em cada refeição principal. Algumas pessoas pensam que os alimentos ricos em amido engordam, mas grama por grama, o carboidrato que eles contêm fornece menos da metade das calorias da gordura. Fique de olho nas gorduras que você adiciona ao cozinhar ou servir esses tipos de alimentos, pois é isso que aumenta o conteúdo calórico – por exemplo, óleo em batatas fritas, manteiga no pão e molhos cremosos na massa.

Não fique com sede

Você precisa beber muitos líquidos para evitar que fique desidratado. O governo recomenda beber de 6 a 8 copos todos os dias. Isso é adicionado ao fluido que você obtém dos alimentos que ingere.  Todas as bebidas não alcoólicas contam, mas água, leite com baixo teor de gordura e bebidas com baixo teor de açúcar, incluindo chá e café, são escolhas mais saudáveis. 

Tente evitar refrigerantes açucarados e refrigerantes, pois são ricos em calorias. Eles também são ruins para os dentes.  Mesmo sucos de frutas sem açúcar e smoothies são ricos em açúcar grátis. O total combinado de bebidas de suco de fruta, suco de vegetais e smoothies não deve ser superior a 150ml por dia, o que é um copo pequeno.

Lembre-se de beber mais líquidos durante o tempo quente ou durante os exercícios.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas

FONTE: https://www.metropoles.com/