Como Escolher as Palavras-Chave Certas para SEO

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Você está atualizado com as diretrizes mais recentes sobre como fazer pesquisas de palavras-chave? Pesquisar palavras-chave tem sido uma parte essencial da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e de conteúdo desde o início, e também ajudará no marketing por e-mail.

Mas às vezes é difícil escolher os termos certos para o Google. Nos últimos anos, ocorreram muitas mudanças no comportamento e nas diretrizes de pesquisa, e elas estão em constante evolução.

Se você deseja que suas páginas da web, marketing de conteúdo e marketing por e-mail forneçam resultados ideais, você precisa entender como pesquisar e usar palavras-chave no ambiente atual.

É disso que trata este guia. No final, você terá um entendimento completo da pesquisa de palavras-chave, desde mudanças na pesquisa até como usar palavras-chave para melhorar a criação e promoção de conteúdo. Melhor pegar uma xícara de café; incluímos tudo o que achamos que você precisa saber. Também adicionamos um índice para que você possa pular facilmente para qualquer seção sempre que desejar:

Pronto? Vamos começar logo …

O que são palavras-chave?

Palavras-chave são:

  • palavras e frases que identificam o que as pessoas estão procurando
  • palavras e frases que descrevem os tópicos sobre os quais você escreve

Em um mundo ideal, essas palavras-chave são as mesmas, fazendo a ponte entre o seu conteúdo e o seu público e ajudando-os a encontrá-lo.

A pesquisa por palavra-chave é a prática de encontrar os termos que as pessoas inserem nos mecanismos de pesquisa para que você possa usá-los em páginas da web, criação de conteúdo e marketing.

Por que fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Como dissemos antes, a pesquisa de palavras-chave é uma parte crucial do SEO. Palavras-chave são um importante fator de classificação de SEO que o Google usa ao decidir onde classificar seu conteúdo nos resultados de pesquisa. Acerte-os e o Google entenderá do que se trata o seu conteúdo, tornando mais fácil para que ele apareça no momento certo em resposta a uma pesquisa.

A pesquisa de palavras-chave ajuda você a entrar na cabeça dos clientes, encontrando tópicos para incluir em sua estratégia de conteúdo. Quando você sabe o que seu público-alvo está procurando, pode otimizar seu conteúdo para fornecer as respostas de que ele precisa.

Em geral, a pesquisa de palavras-chave oferece suporte não apenas à criação de conteúdo, mas a todas as atividades de marketing e promocionais, incluindo marketing por email . Também ajudará com publicidade paga por clique e pesquisa competitiva.

Verificar as palavras-chave que seus concorrentes estão alvejando pode ajudá-lo a refinar sua própria estratégia de conteúdo. Existem algumas ferramentas para ajudá-lo na pesquisa de palavras-chave competitivas em nossa seção de ferramentas abaixo.

A pesquisa de palavras-chave ainda é relevante? Como a pesquisa mudou

Algumas pessoas se perguntam se vale a pena fazer uma pesquisa de palavras-chave. A resposta curta: sim, é. Mas não se você estiver tentando fazer SEO como se fosse 2006.

No passado, um dos objetivos da pesquisa de palavras-chave era preencher seu conteúdo com os termos que as pessoas estavam procurando e colocar as páginas artificialmente no topo dos resultados de pesquisa. A qualidade costumava ser vista como menos importante do que a densidade certa de palavras-chave – ter uma certa porcentagem da mesma palavra-chave no conteúdo.

Esse tipo de abordagem não funciona mais. Na verdade, é mais frequentemente penalizado do que recompensado. O Google continua ajustando como seus algoritmos de busca funcionam para tentar entregar resultados de busca mais relevantes para o que as pessoas desejam encontrar.

Veremos isso com mais detalhes à medida que percorrermos o guia, mas aqui estão algumas marcas da pesquisa hoje:

  • As pessoas estão usando dispositivos móveis com assistentes digitais que permitem fazer buscas por voz . Isso significa que eles estão usando uma linguagem natural e fazendo perguntas, não apenas digitando frases de pesquisa.
  • O Google tenta trazer respostas imediatas para muitas perguntas por meio de caixas de resposta. Geralmente, baseiam-se em conteúdo relevante e bem otimizado.
  • Palavras-chave semanticamente relacionadas agora são uma coisa. Você não otimiza o conteúdo apenas para uma única frase alvo, mas para frases relacionadas que significam basicamente a mesma coisa. Veremos isso mais tarde neste guia.

Resumindo: a pesquisa de palavras-chave ajuda a otimizar o conteúdo para as pessoas primeiro e depois para os bots.

Compreendendo os tipos de palavras-chave

Antes de começar a pesquisar palavras-chave, é essencial entender como classificá-las.

Uma maneira de descrevê-los são  as palavras – chave cabeça, corpo e cauda longa :

  • As palavras-chave principais geralmente têm apenas 1 ou 2 palavras e têm um alto volume de pesquisas.
  • Palavras-chave do corpo são frases de 2 a 3 palavras com um bom volume de pesquisa, nem alto, nem baixo.
  • Palavras-chave de cauda longa consistem em quatro ou mais palavras agrupadas com um baixo volume de pesquisa. Eles respondem pela maior parte do tráfego da web.

Você também pode ver os termos cabeça, modificador e palavras – chave da cauda ou palavras – chave de cauda curta, média e longa .

O fator importante aqui é a especificidade. Quanto mais longa a frase, mais específica ela é e menos resultados de pesquisa haverá quando as pessoas a digitarem.

Você pode ver como funciona neste gráfico da Backlinko :

palavra-chave-categoria-divisão-backlinko-briandiano

Aqui está o que queremos dizer:

  • Se você pesquisar por “camisetas”, obterá milhões de resultados de pesquisa.
  • Se você pesquisar “camisetas azuis”, provavelmente encontrará centenas de milhares.
  • Se pesquisar por “camisetas azuis da American Apparel”, você obterá muito menos resultados que correspondem melhor ao que você realmente está procurando.

Do ponto de vista do usuário, quanto mais contexto você adicionar aos termos de pesquisa, melhores serão os resultados que obterá.

Indexação Semântica Latente

Outro termo que você ouvirá são palavras-chave semânticas , que estão relacionadas à indexação semântica latente (LSI). O LSI é um pouco como os mecanismos de pesquisa que usam associação de palavras para decidir o que você realmente está procurando.

Por exemplo, se você estivesse pesquisando por “Titanic”, o mecanismo de pesquisa usaria o contexto fornecido com outros termos de pesquisa para decidir se está procurando informações sobre o navio ou o filme de maior bilheteria.

Como o LSI ajuda os mecanismos de pesquisa a fornecer resultados mais relevantes quando as pessoas pesquisam, parte de uma boa estratégia de pesquisa de palavras-chave envolve encontrar palavras-chave LSI para usar em seu conteúdo. Quer ver o LSI em ação? Observe os resultados do preenchimento automático ao digitar uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google. Esta lista muda conforme você adiciona palavras para fornecer contexto.

pesquisa do google mostrando frases adicionais que podem ser usadas como palavras-chave lsi

Você também pode ver os termos de pesquisa relacionados mostrados na parte inferior da página de resultados. Observe que se você alterar os parâmetros de pesquisa, esta lista desaparecerá.

Uma boa ferramenta para encontrar palavras-chave LSI é LSIGraph , que fornece uma lista mais longa do que os oito ou mais termos que o Google fornece. Enquanto algumas entradas vão deixar você coçando a cabeça, outras vão fornecer um momento de aha para a criação de conteúdo. Usar palavras-chave semânticas dá ao seu conteúdo ainda mais relevância e alcance potencial.

O que os pesquisadores realmente desejam? Compreendendo a intenção de palavra-chave

Independentemente de como você descreve as palavras-chave, não basta apenas entender se são de cauda curta, média ou longa. Para aproveitar ao máximo as palavras-chave para marketing, criação de conteúdo e SEO, você também precisa entender a intenção do pesquisador que as usa. Quando você entende a intenção de pesquisa, você se torna um leitor de mentes, capaz de entregar exatamente o que os usuários desejam.

Como de costume, existem diferentes maneiras de descrever a intenção da palavra-chave. Por exemplo, o Practical Ecommerce identifica quatro tipos:

  • Navegacional , em que os usuários procuram um determinado site.
  • Informativo , onde os usuários procuram a resposta a uma pergunta.
  • Investigacional , em que os usuários procuram informações que podem eventualmente levar a uma transação.
  • Transacional , onde os usuários estão prontos para comprar.

Como eles são diferentes uns dos outros? Uma descrição de um processo de pesquisa típico ajuda a explicar. Digamos que você esteja pensando em comprar um telefone. Você começaria com palavras-chave informativas para descobrir quais opções estão disponíveis. Freqüentemente, são frases baseadas em perguntas, perguntando onde, por que e como.

Enquanto faz isso, você pode encontrar algumas marcas que lhe interessam. Ao pesquisá-los, você pode digitar o nome na caixa de pesquisa para encontrar o URL do site. Essa é uma pesquisa de navegação.

Depois que você começa a procurar comparações, é provável que seja uma pesquisa investigacional, embora ainda haja um elemento informativo.

Palavras-chave transacionais geralmente incluem palavras como comprar, comprar, etc., com uma descrição precisa do que a pessoa está procurando. E as palavras-chave com intenção comercial são aquelas que se relacionam com o seu negócio e atraem pessoas que podem querer comprar.

Se você dirige um negócio de comércio eletrônico, o Search Engine Journal lista as categorias de palavras-chave mais populares como:

  • Comparações com concorrentes
  • Pesquisa por descontos
  • Avaliações e resenhas
  • Pesquisas por códigos de cupom
  • Pesquisas por vendas

Moz diferencia palavras-chave com base nas diretrizes de avaliação de qualidade de pesquisa do Google:

Embora as palavras-chave de navegação permaneçam as mesmas, as palavras-chave transacionais e informativas mudam dependendo se são feitas por meio de uma pesquisa na web ou de um assistente pessoal inteligente como Google Assistant, Siri, Cortana ou outros.

A versão 2017 das diretrizes de qualidade de avaliação de pesquisa do Google lista 4 tipos de consultas de pesquisa:

  • Conheça (incluindo Conheça Simples). Know é sobre como encontrar informações, enquanto Know Simple é sobre encontrar uma resposta específica para uma pergunta, como um fato.
  • Faça (incluindo ação do dispositivo). Isso envolve a execução de uma ação ou o cumprimento de uma meta. Se você pesquisar um jogo, por exemplo, é provável que queira instalá-lo.
  • Site . Esta é uma consulta que visa localizar e visitar um site .
  • Visita em pessoa , em que os usuários de dispositivos móveis planejam uma ação física com base nos resultados da pesquisa, como encontrar um restaurante italiano próximo para visitar.

Quando você sabe como categorizar as palavras-chave que encontra em sua pesquisa, pode usar essas informações para ajudar na estratégia de conteúdo e para garantir que está atendendo às necessidades dos usuários onde quer que eles encontrem suas informações.

Introdução à pesquisa de palavras-chave

Como você pode ver, as palavras-chave têm muito a ver com atender às suas necessidades e às de seus pesquisadores. Claro, eles são realmente a mesma coisa. Quando as pessoas encontram o que precisam nos resultados de pesquisa, acessam seu site e fazem conversões, todos ficam felizes.

Então, como você cria uma lista de palavras e frases que pode usar?

A primeira etapa é fácil: brainstorm .

Se você conhece seu nicho, terá uma boa ideia do tipo de informação que as pessoas precisam em cada estágio de sua interação com você. Se não, pense no que você procuraria. Use isso como ponto de partida para uma lista. É uma boa ideia usar uma planilha para isso, pois a maioria das ferramentas que você usará permitirá que você exporte dados como arquivos Excel ou CSV.

Enquanto você está nisso, pense nas palavras-chave iniciais . Essas são frases que não têm um modificador e são os blocos de construção de sua lista de palavras-chave. Por exemplo, “seguro saúde” é uma palavra-chave semente, enquanto “calculadora de benefícios de seguro saúde” é cauda longa.

Encontre termos relacionados usando LSIGraph, mencionado anteriormente. Basta digitar o termo de pesquisa na caixa e você obterá uma longa lista de termos relacionados para adicionar à sua lista.

Você também pode descobrir quais termos de pesquisa já estão trazendo as pessoas ao seu site, como um ponto de partida para gerar novos termos relacionados que podem ser usados ​​para SEO, desenvolvimento de conteúdo e marketing. Dois lugares para encontrá-los são o Google Analytics e o Google Search Console .

Para encontrar palavras-chave no Google Analytics, vá para Aquisição »Todo o tráfego» Canais e clique em Pesquisa orgânica na tabela.

Você verá uma lista de frases. No entanto, o maior grupo será “não fornecido”, resultado de pesquisas criptografadas no navegador.

Se você vinculou uma conta do Google Search Console à sua conta do Google Analytics, enquanto estiver no Analytics, vá para Aquisição »Search Console» Consultas . Você verá mais dados e menos palavras-chave “não definidas”.

Finalmente, existem alguns outros lugares onde você pode começar a identificar palavras-chave, incluindo:

  • Comentários do blog, anotando quando as pessoas perguntam sobre determinados tópicos.
  • Hashtags de mídia social são palavras-chave essenciais, então veja o que as pessoas usam ao compartilhar seu conteúdo.
  • Títulos e categorias de livros na Amazon.

Não se esqueça da pesquisa local, que se tornou mais importante à medida que os usuários se tornaram móveis. Um nome de local também pode ser um modificador de termo de pesquisa útil, portanto, se sua empresa atende a uma localidade específica, considere isso como parte do processo de geração de palavras-chave. Isso também se aplica a termos de pesquisa sazonais.

Os métodos acima são apenas um ponto de partida para sua pesquisa. Se você realmente quiser levar a sério, precisará usar algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave criadas com o propósito de avaliar os termos que você já identificou e encontrar outros novos nos quais nem pensou.

As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Muitas das ferramentas listadas abaixo podem ajudá-lo a analisar outros aspectos do desempenho do seu site, não apenas palavras-chave. Mas mesmo se você estiver apenas olhando para dados de palavras-chave, essas ferramentas podem fornecer informações como volume de pesquisa, dificuldade de classificação (útil para estratégia de conteúdo e SEO), valor de palavra-chave (útil para publicidade paga por clique), concorrência e muito mais. Existem dezenas de ferramentas de pesquisa de palavras-chave, mas aqui estão algumas das nossas favoritas para você começar.

  1. Ahrefs é um conjunto completo de ferramentas de SEO, conteúdo e pesquisa de palavras-chave.
  2. Responder ao público divide seus resultados por tipo de pergunta, para que você possa direcionar o conteúdo para fornecer as respostas.
  3. O Planejador de palavras-chave do Google Adwords permite que você avalie os volumes de pesquisa globais e locais mensais para palavras-chave, níveis de concorrência e um custo estimado por clique. Para obter ideias de palavras-chave, faça login e vá para Ferramentas »Planejador de palavras-chave e escolha uma das opções em Encontrar novas palavras-chave e volume de pesquisa .
  4. SEMrush fornece dados de palavras-chave e ajuda você a encontrar palavras-chave relacionadas aos seus principais termos de pesquisa. Essa ferramenta paga também tem muitos outros recursos, mas você pode experimentar uma pesquisa por palavra-chave gratuita nesta página .
  5. A ferramenta de sugestão de palavras-chave do livro SEO fornece volumes de pesquisa, termos relacionados, valor estimado e muito mais.

Leia nosso guia para saber mais sobre essas ferramentas de pesquisa de palavras-chave .

Pesquisa de palavras-chave: o que vem a seguir

Depois de usar algumas dessas ferramentas de palavras-chave, você terá uma longa lista de termos que as pessoas podem usar para encontrar seu site. Como você sabe quais usar e onde?

Se você planeja usar suas palavras-chave para publicidade , convém inseri-las no Planejador de palavras-chave do Google AdWords para descobrir quais funcionarão melhor para esse fim. É importante notar que, embora os termos populares possam ser caros, você também pode se dar bem com palavras-chave relacionadas que são um pouco menos populares.

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Mas se você planeja usar palavras-chave para SEO, criação de conteúdo e marketing , ficará mais interessado em saber como é fácil conseguir uma boa posição de pesquisa de conteúdo usando essas palavras-chave (dificuldade de palavra-chave) e se você pode classificar tudo (oportunidade de palavra-chave).

Você também pode dividir sua lista estrategicamente . Por exemplo, algumas de suas palavras-chave serão diretamente relevantes para o seu negócio, enquanto outras serão relacionadas à intenção do usuário. Você também pode agrupar palavras-chave de acordo com os tópicos que deseja cobrir.

Lembra quando falamos sobre a intenção da palavra-chave? Você precisará criar conteúdo para corresponder a diferentes tipos de intenção . Em outras palavras, não se concentre apenas em palavras-chave comerciais, porque as pessoas usarão outros tipos de palavras-chave antes de estarem prontas para comprar. Uma boa estratégia de conteúdo e marketing incluirá todos os tipos.

Onde usar palavras-chave no conteúdo

Depois de ter uma lista final de palavras-chave, você pode usar essas informações em vários lugares em seu conteúdo.

Usar palavras-chave para otimizar seu conteúdo é um assunto totalmente diferente, mas você pode começar usando palavras-chave em:

  • O título da sua página . Esse é o título real e o título SEO, que pode ser um pouco diferente. O título é um ponto de partida para o Google determinar a relevância e é o link clicável que você vê nos resultados de pesquisa.
  • A meta descrição . Se você não usar uma ferramenta de SEO, isso virá automaticamente dos primeiros 160 caracteres do seu conteúdo, então esse é um bom lugar para usar palavras-chave também. A meta descrição fornece a descrição que está abaixo do link clicável e ajuda as pessoas a decidir se clicarem – ou não.
  • Links e atualizações de mídia social . Se você estiver compartilhando o conteúdo do site, isso já pode fazer parte do título, mas você também pode ajudar as pessoas a refinar suas pesquisas adicionando uma hashtag apropriada, que também é efetivamente uma palavra-chave.

Claro, você também usará palavras-chave e termos relacionados em todo o seu conteúdo. No entanto, evite encher de palavras-chave – é considerada uma tática de SEO de chapéu preto e pode sair pela culatra. Tenha em mente a sua palavra-chave principal e depois use variações, para escrever como um ser humano para os seres humanos. Quando terminar, verifique novamente se você pode incluir palavras-chave semânticas adicionais sem comprometer a legibilidade e a eficácia do conteúdo.

Consulte nosso guia sobre como e onde usar palavras-chave para SEO para obter mais detalhes.

Agora você sabe como usar a pesquisa de palavras-chave para escolher os termos certos para o Google e ajudar seus clientes-alvo a encontrar seu conteúdo. Não se esqueça de realizar periodicamente uma auditoria de SEO para detectar quaisquer erros que possam estar afetando seus rankings e tráfego.

E certifique-se de baixar nosso guia de referência: Como escolher as palavras-chave para SEO . Este guia apresenta os destaques desta postagem … tudo que você precisa para escolher as palavras-chave certas para aumentar o tráfego e melhorar as classificações.