7 dicas para Escrever Textos Curtos Eficazes

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Cópia longa versus cópia curta … o que converte melhor? A resposta é frequentemente debatida, mas há apenas uma verdade quando se trata do tamanho da cópia.

Depende. Dependendo do seu produto, mercado-alvo, meio de publicidade, objetivos da sua cópia e um milhão de outros fatores, o comprimento mais eficaz irá variar.

aqui estão alguns exemplos:

  • Preço : um produto de preço mais alto requer mais cópias porque você precisa de mais provas e cópias para superar objeções.
  • Médio : algumas estratégias promocionais, como Google Adwords, Twitter e biografias de autores, podem acomodar apenas textos curtos. Nesse caso, saber chamar a atenção rapidamente com apenas algumas palavras é extremamente valioso.
  • Objetivo : Se o objetivo da sua cópia é obter o endereço de e-mail de alguém, sua cópia pode ser muito mais curta do que se o seu objetivo fosse vender algo.

Portanto, se você está tentando determinar qual comprimento de cópia usar, lembre-se do velho ditado: sua cópia deve ser tão longa quanto precisa e não mais.SEO BH

Isso significa que, se você está escrevendo para vender um programa de associação e acaba com uma carta de vendas de 10 páginas explicando todos os benefícios, apresentando provas, descrevendo sua garantia e mais, 10 páginas podem ser adequadas. (No entanto, certifique-se de cortar qualquer “buço”. Quanto mais suave e atraente for a sua carta de vendas, melhor será a conversão, mesmo se você cortar algumas páginas.)

Por outro lado, aqui estão três casos em que você pode querer usar uma cópia mais curta:

  • Se o seu produto requer um investimento menor ou menos comprometimento, você pode escrever apenas alguns parágrafos e ainda assim ter uma ótima taxa de conversão. Aqui está um exemplo de cópia (muito) curta:Como inserir seu URL não é um grande compromisso – se é que é – este pop-up pode ser muito eficaz e ainda assim ser curto. Na verdade, usar mais texto pode distrair e ser confuso.
  • Escrever uma carta de vendas de 10 páginas perfeita é uma tarefa grande e longa e atrasaria o lançamento de seu produto em semanas (ou mais). Nesse caso, é melhor colocar algo no ar – mesmo que seja mais curto – e adicionar mais provas, depoimentos e detalhes depois.
  • Você não tem opção. Se você está anunciando no Twitter, está limitado a uma certa quantidade de caracteres. A mesma coisa para o Google AdWords. Em outros casos, talvez você precise de toda a sua cópia “acima da dobra”. Ou você está criando um cartão postal e simplesmente não há espaço para cópias longas. Qualquer uma dessas instâncias pode exigir o uso de uma cópia curta.

Então, quando você deve usar uma cópia curta, como pode garantir que seja o mais eficaz possível? Aqui estão 7 maneiras infalíveis de escrever textos curtos eficazes que convertem:

1. Conheça (e entenda) seu público-alvo

Antes de iniciar seu projeto de cópia curta, lembre-se de que a maior parte do trabalho real para criar uma cópia curta eficaz acontece antes de você começar a escrever!

Primeiro, certifique-se de saber o que é importante para o leitor pretendido. Pesquise bem o grupo demográfico que você está alvejando. Conheça-os intimamente antes de escrever qualquer cópia. Aqui estão alguns exemplos de perguntas:

  • O que deixa meu público-alvo realmente feliz?
  • O que os deixa loucos?
  • Qual é o seu maior problema?
  • O que os mantêm acordados à noite?

Descobri que uma cópia curta funciona melhor quando seu público é específico, limitado e direcionado. Provavelmente porque é mais fácil falar com uma pessoa específica – e convencê-la – do que dirigir a todos com uma mensagem …

Por exemplo, se você deseja atingir homens de 18 a 65 anos, esse é um grande público. O homem de 19 anos não tem as mesmas preocupações que o homem de 30 ou 60 anos. Tentar falar para uma faixa etária tão grande requer muitas cópias.

Em vez disso, analise um cliente ideal e direcione-o. Não sabe por onde começar? Considere quem tem maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço e fale diretamente com eles.

2. Lembre-se do poder de um

Uma das maiores lições que aprendi sobre a cópia eficaz é me apegar ao poder de uma . Isso garante que sua cópia será justa e atraente, independentemente do comprimento.

Em outras palavras, tenha uma ideia principal que permeia toda a peça. Isso vale para cópias longas e curtas. Não saia do caminho. Se você fizer isso, aumentará seu comprimento. Mas, não se preocupe; você sempre pode cortar a cópia extra mais tarde.

Então, como você determina sua ideia principal? Para começar, escolha o maior problema que você está resolvendo para seu público-alvo e persista nele. Sem distrações.

E reduza as histórias ao mínimo, porque pode não ter espaço suficiente para desenvolver uma história atraente. Para qualquer história, você deve usar paráfrase e encurtá-la o máximo possível.

Se ele se encaixa e flui, mantenha-o. Caso contrário, encontre outra maneira de se conectar com o leitor, como um evento atual com o qual eles provavelmente estão familiarizados ou uma citação atraente de alguém que seu mercado-alvo conhece, gosta e confia. Não se esqueça; durante a edição, corte qualquer coisa que não respalde diretamente sua pretensão de resolver o maior problema.

3. Seja muito claro qual é o seu objetivo

Antes de começar a escrever, determine a meta ou ação que deseja que o leitor execute. Você quer que eles …

  • Clicar em um botão “adicionar ao carrinho”?
  • Visite uma página de destino?
  • Inscrever-se para receber um boletim informativo?

Depois de ter seu objetivo, considere o que seria necessário para convencer você – ou alguém em seu mercado-alvo – a realizar essa ação. Se você está solicitando um endereço de e-mail, sua cópia provavelmente será menor do que se você estivesse solicitando um pedido.

Se você está tendo problemas com isso, tente escrever sua frase de chamariz primeiro – antes de escrever a maior parte de sua cópia. Isso lhe dará um final claro e uma direção para viajar. Em seguida, certifique-se de que o resto de sua cópia apóie sua única ideia e seu objetivo.

Qualquer coisa que desvie o leitor deve ser cortada.

Claro, você pode precisar modificar sua frase de chamariz depois de escrever o resto da cópia. Quem sabe algo muito melhor possa vir até você enquanto escreve. No entanto, conhecer seu plano de ação com antecedência o ajudará a escrever uma cópia concisa e eficaz.

4. Encontre o benefício mais profundo da promessa

Com uma cópia curta, você provavelmente não terá espaço para abordar todos os recursos e benefícios do seu produto. Nesse caso, é melhor escrever todos os recursos e benefícios e, em seguida, selecionar apenas os mais atraentes e importantes (para seu público-alvo).

Falamos sobre isso acima no “poder de um”, onde eu disse: “Escolha o maior problema que você está resolvendo para seu público-alvo e persista nele”.

Agora dê um passo a mais e determine o benefício mais profundo de seu produto ou serviço. Em outras palavras, como seu produto ou serviço resolverá o maior problema deles? E, por que eles querem isso?

Aqui está um exemplo:

Vamos imaginar que você venda um produto de condicionamento físico … é o novo programa de DVD de exercícios domésticos mais quente e vem com elásticos gigantes para treinamento de resistência …

Os recursos podem ser:

  • Um DVD de 30 minutos que você pode assistir em qualquer lugar
  • 3 elásticos de resistência para a construção muscular

Experimente perguntar: “E daí?” após cada recurso para descobrir os benefícios das emoções:

  • Um DVD … E daí? Você pode assistir em qualquer lugar. E daí? Você não precisa sair de casa … você não terá vergonha na academia. Você perderá peso na privacidade de sua casa. Você pode usá-lo para viajar …
  • 3 bandas de resistência … e daí? Você vai construir músculos mais rápido? Assim? Seu treino será mais curto. Você verá os resultados mais cedo. Você não terá que trabalhar tanto …

Ficar em forma com rapidez e facilidade é um benefício para quase qualquer pessoa … mas o benefício mais profundo?

Bem, isso depende do seu mercado-alvo. Um homem de 19 anos pode querer entrar em forma e ser considerado desejável por outras pessoas. Um homem de 50 anos pode querer ficar em forma para reduzir as dores da velhice.

Pinte um quadro deles desfrutando desses benefícios mais profundos e sua cópia será muito mais eficaz. Aqui está um exemplo da Duluth Trading:

A Duluth Trading é uma das empresas favoritas do meu marido – e a minha também – porque sua cópia é muito divertida e eficaz. Basta verificar algumas das frases acima:

  • “Detalhes mais elegantes, como costura única, ficam melhores para ir para a cidade.”
  • “O fácil movimento Crouch Gusset ™ não infringe o espaço do homem.”
  • “No caso de você precisar entrar em ação ou cortar um tapete.”

Veja como a cópia é curta, mas transmite o benefício mais profundo: conforto bonito, para qualquer ocasião!

5. Incluir uma garantia sólida e fácil de usar

Para ajudar sua cópia curta a ter um melhor desempenho, inclua uma garantia sólida. Isso ajuda a reduzir qualquer risco, deixa seu cliente-alvo mais confortável experimentando seu produto ou serviço e aumenta as conversões. 

Aqui está outro exemplo da Duluth Trading – curto, simples e básico:

6. Remova o cotão. Corte o excesso

Quando terminar, volte a ler a sua cópia e remova ou substitua quaisquer palavras que estejam acima do nível de leitura da 8ª série.

Não é que seus leitores sejam burros (ou alunos da 8ª série); eles apenas têm muitas distrações. Tornar sua cópia o mais uniforme possível – e fácil de ler – é a chave para que uma cópia curta seja convertida com eficácia..

Em seguida, procure qualquer coisa que possa ser cortada e que não seja essencial para sua mensagem. Muitas vezes, palavras como “isso”, “muito” e “realmente” podem ser cortadas completamente e a frase ainda fará sentido. Lembre-se de que várias revisões podem ser necessárias para que sua cópia seja o mais curta – e atraente – possível.

7. Teste sua cópia

Como em tudo, testar sua cópia é essencial. O teste permitirá que você veja o que funciona melhor para o seu público-alvo e o ajudará a criar cópias mais curtas com mais rapidez da próxima vez.

Outra vantagem da cópia curta é que é mais fácil de editar e testar. Além disso, pequenas mudanças – como alterar o título ou alterar o tamanho da fonte – podem fazer uma grande diferença.

O resto é com você

Eu gostaria de poder dizer se uma cópia curta ou uma cópia longa funcionará melhor para seu produto ou serviço, mas não há uma resposta clara. Mas, seguindo as dicas acima, você pode começar a escrever textos curtos eficazes que convertem melhor.

E quanto a você? Você tem usado uma cópia curta de forma eficaz? Você tem algum resultado que gostaria de compartilhar? Vamos falar sobre isso nos comentários abaixo.