5 Regras do Marketing Digital

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Ontem, começou como qualquer outro domingo. Fomos tomar um brunch no nosso local preferido e sentamos para saborear de café da manhã com que sonho a semana toda.
Então, do nada, reconheci alguém sentado no final do bar. Era Alton Brown do Cutthroat Kitchen . Levei tudo o que eu tinha para não ser fã dele e andar jorrando sobre como a vida dele mudou.  

Em vez de interromper sua refeição, decidimos “jogar com calma” e oferecer uma rodada de bebidas para a estrela do Food Network e seus convidados. Assim que soube que tínhamos feito esse gesto, aproximou-se, apresentou-se e perguntou se podia tirar uma fotografia connosco. Realmente fica melhor do que isso?

Se tivéssemos adotado uma abordagem diferente, ele provavelmente teria sido amigável e teríamos conseguido algo com isso, mas não teríamos oferecido nenhum valor a ele. Da mesma forma, o mercado de marketing digital de hoje está repleto de profissionais de marketing, todos tentando alcançar os mesmos clientes, mas não entendendo as verdadeiras regras de engajamento.

No mundo do marketing cruel, só pode haver um vencedor. Será você? Para aumentar suas chances, siga estas 5 regras.

Regra nº 1 – seja compreensivo

A chave para um programa de marketing digital de sucesso voltado para seus clientes é entender o que eles realmente desejam. No mercado de hoje, simplesmente saber quais palavras-chave incluir em seu site para que os mecanismos de pesquisa indexem seu conteúdo corretamente não é suficiente.

Existem várias maneiras de descobrir o que seus clientes desejam, incluindo:

  • Perguntar diretamente aos clientes atuais.
  • Realização de pesquisas e relatórios de pesquisa.
  • Explorando o Google Analytics para descobrir seu conteúdo mais popular.
  • Fazer pesquisas para ver as principais perguntas feitas por meio de mecanismos de pesquisa relacionadas ao que você faz.

Regra # 2 – Seja honesto

Por que mais de 92% dos consumidores confiam nos indivíduos em vez das marcas ? Porque, seja sempre assim ou não, o consumidor acredita que uma marca terá tudo a ganhar, mas um indivíduo está compartilhando sua opinião honesta.

Para construir essa mesma (ou quase) credibilidade e confiança com os clientes, você deve sempre se esforçar para ser o mais transparente e honesto possível com seus programas de marketing. O que isso parece no mundo real?

Se alguém estiver executando uma consulta em um mecanismo de pesquisa, provavelmente clicará em um dos primeiros resultados orgânicos que aparecerem. A razão pela qual esses resultados aparecem no topo é porque eles fornecem conteúdo confiável que é otimizado para o que muitas pessoas estão procurando. Alternativamente, se houver um resultado da pesquisa que promete algo, mas oferece uma experiência muito diferente quando o leitor chega lá, esse site não será considerado uma fonte confiável.

Por mais tentador que seja prender seu público com um título inteligente, é melhor certificar-se de cumprir a promessa feita.

Regra nº 3 – Seja inovador

Quanto mais os profissionais de marketing criam mais e mais conteúdo para os mesmos grupos de clientes, mais difícil é manter e manter sua atenção. Para se destacar hoje, os profissionais de marketing não podem ter medo de inovar em grandes e pequenas formas.

Uma pequena maneira de inovar seria adicionar vídeo à sua estratégia de marketing digital, quando muitos de seus concorrentes não o fazem. Em uma escala maior, existem muitas oportunidades de criar experiências interativas e individualizadas para seu público online de uma forma que não apenas crie clientes ocasionais, mas também clientes recorrentes e defensores da marca.

Regra # 4 – Seja Valioso

Não há como vencer no marketing se você não fornecer o máximo valor possível aos clientes. Quanto mais vemos o mundo das vendas e do marketing colidir e se alinhar, mais fica evidente que os profissionais de marketing precisam desempenhar um papel importante na assistência pré e pós-vendas para dar aos clientes o que eles precisam.

O valor pode vir de várias formas e muitas vezes é mais simples do que você pensa, pode ser criar um site bem projetado e fácil de navegar (sim no celular também), criar conteúdo matador que responde às suas principais perguntas ou até mesmo ter um FAQ ou serviço número que os clientes podem encontrar rapidamente para resolver problemas e responder perguntas.

Cada empresa terá um valor diferente a agregar e cada cliente terá uma necessidade ligeiramente diferente. Certifique-se de entender quais problemas sua marca pode ajudar a resolver, bem como os diferentes cenários que seus clientes podem estar enfrentando.

Regra # 5 – Seja a melhor resposta

Durante o tempo em que trabalhei no TopRank Marketing, aprendi muito sobre o que realmente significa ser um bom profissional de marketing. Uma das lições mais importantes que aprendi com nosso CEO Lee Odden é aparentemente simples, resumindo, é “ ser a melhor resposta ”.

Todas as estratégias de marketing e atividades de marketing tático do mundo não significarão nada, a menos que você esteja fazendo tudo o que pode para ser a melhor resposta para o que seus clientes procuram, onde quer que estejam.

Para ser a melhor resposta, é necessária uma abordagem omni-channel que leve em consideração os hábitos e necessidades de seus clientes ideais para criar uma experiência consistente em todos os canais de marketing digital.

Regras de marketing implacáveis ​​para o sucesso

Seguir as regras acima não garante uma vitória, mas dará a você uma vantagem sobre a concorrência e proporcionará aos seus clientes uma experiência melhor e mais significativa. Você está pronto para se comprometer a seguir essas práticas recomendadas e se preparar para qualquer “sabotagem” que possa ser lançada em seu caminho?